Importância das certificações na área hospitalar

Qualidade é geralmente considerada um conceito subjetivo que não poderia ser definida concretamente, mensurada, ou avaliada.

Mas, no mundo dos negócios, e no ramo hospitalar principalmente, qualidade é considerada um valor. Já a busca por qualidade é considerada um processo. Com múltiplas tarefas, dinâmico e contínuo. Ele necessita de indicadores , medidas e de parâmetros que permitam mensurar os resultados e ajustar as áreas que necessitem de atenção.

Instituições que comprovam estar melhorando sua qualidade de atendimento, processos e tecnologia tem os melhores desempenhos do mercado, e trazem mais resultados para seus investidores.

certificações

Certificações Hospitalares

As ferramentas de avaliação dos níveis de qualidade são as Certificações e as Acreditações.

Elas nada mais são do que conjuntos de regulamentações e regras oficiais definidos que garantem que aquela instituição atende aos mais altos padrões de qualidade e segurança nos serviços e processos.

Para isso, existem ferramentas de avaliação que vão garantir que uma instituição está no caminho certo na busca pela qualidade.

Acreditação: reconhecimento formal (por uma autoridade acreditada) acerca da competência de um hospital para desenvolver tarefas específicas, de acordo com critério pré-definidos. São, em geral, fruto de um intenso envolvimento da comunidade científica, técnica ou clínica,que busca definir as melhores práticas na gestão da qualidade e na segurança do paciente. Na Acreditação o escopo é definido pela Norma de Acreditação.  As acreditações possuem caráter mais técnico e menos procedimental do que as certificações.  São feitas por profissionais que conhecem a área médica em profundidade.

Algumas das principais acreditações na área de saúde são:

​Certificação: procedimento por meio do qual um organismo imparcial de notório reconhecimento público atesta por escrito que os produtos, processos ou sistemas de qualidade de uma instituição estão de acordo com requisitos especificados (Exemplo: normas de certificação ISO). É a empresa que define o escopo do que será mensurado (ou seja, se serão todos os processos da empresa submetidos à valoração ou apenas parte deles).

Nós da Voice iremos lançar um programa de certificação de empresas nos processos que envolvam nossas soluções.

Teremos Certificação que envolve cada solução nossa.  A primeira Certificação será para Gerenciamento de leitos e Checklist.

6 respostas em “Importância das certificações na área hospitalar

  1. Pingback: Hotelaria Hospitalar! E se os Hospitais fossem classificados por estrelas ? | Voice Technology Blog

  2. Pingback: A implantação da Hotelaria dentro de um hospital é uma importante e sábia decisão. | Voice Technology Blog

  3. Pingback: A experiência do cliente interno | Voice Technology Blog

  4. Pingback: Psicologia, Hotelaria Hospitalar e humanização | Voice Technology Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s