No dia 16 de Dezembro de 2016 aconteceu no Hospital Monte Sinai (Juiz de Fora-MG) o I Simpósio de Hotelaria Hospitalar de Zona da Mata.
Flavia (Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de janeiro) reforçou a importância do evento e para deixar claro sua satisfação e alegria de estar ajudando a fazer o Simpósio, citou a seguinte frase :
Sonho não é pra viver sozinho e pra viver junto
Flávia ainda disse que estes eventos servem para compartilhar conhecimento, falou do dia a dia do hospital (Higiene, Gestão de acesso, Gestão de leitos, Cuidados do Hospital) e da luta de ser sempre enxuto em custos porém alinhado com a boa hospitalidade.
Palestra de Flávia Fávero:
Flávia Fávero (Supervisora de Hotelaria do Hospital Unimed de Petrópolis e também Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro), tratou sobre Gestão de leitos, mostrando a experiência da sua instituição. Sua palestra teve o seguinte tema:
“Gestão de leitos , como eu faço ! “
Iniciou a palestra descrevendo a estrutura e história de seu hospital, inclusive neste momento demonstrou seu orgulho e ligação pessoal com a instituição ao declarar que trabalha no Hospital que nasceu.
O Hospital Unimed Petrópolis tem a seguinte estrutura:
- 511 funcionários e mais 193 de empresas parceiras;
- 94 leitos, sendo 74 internações gerais, 20 em UTI’s e 5 salas cirúrgicas;
- Taxa de ocupação de 86%;
- A média de permanência de 4,88 dias;
- Realizamos 5.733 pronto atendimentos, 525 internações e 422 cirurgias, sendo estas as médias mensais em 2016.
Falou sobre definições de gerenciamento de leitos, ela própria deu a seguinte definição:
É a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima dentro dos critérios técnicos definidos pela instituição, visando a diminuição da espera para internação, transferências externas e satisfação de nossos clientes pacientes e clientes médicos.
Flávia Fávero
Na sequência usou uma frase de Boeger, que destacava da importância da alta antes das 10 Horas:
“O giro de leitos, seria mais eficiente se as altas fossem dadas antes das 10h. Os equipamentos da assistência fossem retirados do quarto de imediato, para iniciar a terminal e os utensílios existentes no quarto fossem rapidamente consertados.” Marcelo Boeger
Ela também citou o exemplo de seu plantonista, que mesmo não tendo ensino médio completo, fez uma excelente definição do tema. A citação de Celso (plantonista) surpreendeu pela simplicidade e objetividade.
“ Se o médico der alta cedo e o paciente for embora, liberamos a nossa parte o mais rápido possível, para higiene limpar e em seguida a rouparia arrumar…assim o leito é liberado para o próximo paciente.”
Celso Gonçalves – Plantonista da Manutenção
Fez um esquema de definição de todos os itens que impactam no gerenciamento de leitos e na Hotelaria Hospitalar.
Em volta da Gestão de leitos colocou áreas ligadas a Hospitalidade e recepção ( Estacionamento, Recepção e Portaria).
Em uma Órbita de influência maior colocou áreas e atividades que impactam no gerenciamento de leitos de alguma forma: (Nutrição, Controle de pragas, Higienização resíduos, Governança, Lavanderia, Manutenção).
Dentre os itens e ações para melhor gerenciar os leitos, Flávia citou:
- Foco no cliente,
- Envolvimento da alta direção,
- Medir todos sub tempos,
- Melhorar a interação e a comunicação das equipes,
E falou um pouco sobre a cronologia da evolução do gerenciamento de leitos em sua instituição, e apontou os seguintes pontos chaves:
Ponto de partida em 2013…
- Início do stand up final de 2014,
- Melhoria nos processos em 2015,
- Janeiro de 2016 – ONA I,
- Melhor apuração dos dados e ações de melhorias
Em relação a enfermagem:
- Envolvimento da equipe de enfermagem
- Boletim diário do Pronto Atendimento – Urgência
- Boletim diário dos setores fechados
- Definição de leitos junto a equipe da internação
- Envolvimento nos fluxos e criação de novos processos
- Ações de melhorias
Ao lado temos o modelo de formulário que a recepção é responsável em preencher.
Em relação a Recepção os seguintes pontos são fundamentais:
- Apoio da alta direção
- Definição de prioridades
- Cancelamento/Liberação do Mapa Cirúrgico
- Protocolo de agendamento de cirurgias
- Início da Pré – internação, diminuição da espera na Recepção Eletiva
Em relação a Higienização:
- Equipe orientada e pró ativa em relação a gestão de leitos.
- Mudança no fluxo de liberação da UI.
- Remanejamento da equipe de apoio para terminais.
- Indicadores – Com análise crítica dos mesmos e com os planos de ação definidos.
- Auxílio do papel – Lançamento dos dados em Excel e a geração desses dados.
- Melhoria na comunicação.
A seguir temos um gráfico com o resumo de ganhos em tempo no gerenciamento de leitos:
Uma ação de melhoria foi tratar os leitos solicitados como urgência prioridade, assim a liberação de quando é necessário o leito é priorizada.
Flávia fez a seguinte conclusão:
A gestão de leitos no Hospital Unimed Petrópolis atualmente é realizada através de: Cadernos de protocolos, livro ata, anotações em papel, planilha de Excel em todos os setores.
Iniciamos uma preocupação significativa com a gestão de leitos, não vamos parar por aqui. Buscaremos o avanço da tecnologia para alinhar melhor nossos processos, melhorar nossos resultados, e ter dados mais precisos que ajudem na gestão de leitos.
Mais sobre o Simpósio:
- Resumo completo do SImpósio: “I Simpósio de Hotelaria Hospitalar de Zona da Mata“
- Temos uma Galeria de fotos de todo evento, clique aqui e veja.
- Jantar aos palestrantes e patrocinadores do evento.
- Palestra de Ivan Franco Ferreira sobre: “Tecnologia na Hotelaria Hospitalar”
Pingback: Parabéns a Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Rio de Janeiro pelo seu sexto aniversário ! | Voice Technology Blog
Pingback: III FÓRUM DE HOTELARIA HOSPITALAR DO VALE DO PARAÍBA – 24/11/17 | Voice Technology Blog
Pingback: Jornada de Hotelaria do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) | Voice Technology Blog
Pingback: I Jornada de Hotelaria do Hospital Unimed, em Volta Redonda, foi um sucesso | Voice Technology Blog
Pingback: Programação do VI Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana | Voice Technology Blog
Pingback: Gestão de leitos – Unimed Petrópolis | Voice Technology Blog
Pingback: Como foi o VI Encontro de Hotelaria Hospitalar RS | Voice Technology Blog