Case Vivalle: Gastronomia Hospitalar e Nutrição – Apresentado no II Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata

img_8238.jpg

Natalia Trois Gomes Monteiro, supervisora de Nutrição e Hotelaria do Hospital Vivalle em São José dos Campos, desde maio de 2015. Apresentou o Case de Gastronomia Hospitalar de seu hospital no II Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata Mineira, que aconteceu em Juiz de Fora (MG).

O case da Natália foi o case vencedor da pesquisa: Queremos sua receita” do Site Hotelaria Hospitalar e por isso ela foi convidada do II Simpósio de Hotelaria Hospitalat da ZM.

IMG_8237.jpgSegunda Natália, ao assumir a equipe de 5 nutricionistas verificou diversas oportunidades de melhoria:

  • tanto na organização de tempo,
  • na aquisição de equipamentos,
  • em metodologias mais avançadas.

Os profissionais são altamente qualificados, então Natália atuou na motivação para alcançar o próximo nível.

O inicio do trabalho foi focado em melhoria contínua e adequação da visão da equipe com  visão, missão e valores do Hospital  juntamente com a Gerencia de Operações.

IMG_8230.jpgO ano de 2015 foi o inicio dessa adequação com a compra de equipamentos (calorimetria, balanças, bioimpedância), revisão de protocolos e adequação do quadro de nutricionistas com a mudança de escala: de 12×36 para 5×2.

Assim conseguiram no primeiro momento antes da expansão do hospital, adequar a carga horária ao numero de leitos x nutricionistas e redistribuição das tarefas e adequação número de nutricionista/leito.Captura de tela 2017-12-19 às 23.05.47

 

quadronutri

Quadro atual Nutrição

Após ampliação a equipe passou de 5 para 7 nutricionistas.

Com a certificação QMENTUM e selo de excelência de cirurgia bariátrica (adquiridos no período de 2015 e 2016) e ainda em  outubro de 2016 veio mais um grande desafio: comida.pnga implantação do serviço de nutrição, com a mudança da empresa que servia alimentação há mais ou menos 7 anos para uma nova empresa, que teria que se adequar à todos as particularidades do Vivalle.

Com estas mudanças foi possível alguns movimentos e ganhos, como:

  • reforçar a união da equipe,
  • desafio de manter a gastronomia hospitalar,
  • melhorar a assistência ao paciente ,
  • criar vínculos com a nova empresa
  • e ainda manter indicadores de qualidade assistencial nos mais elevados padrões.

A comida é um dos suportes da nossa identidade e as panelas, seus cheiros, temperos, ingredientes e formas de cozinhar ficam impregnados em nossa memória. A comida foi sempre o fio condutor e revelador de diferentes maneiras de ser e perceber o mundo em nosso território”

Natalia

comida afeto.png

comida com afeto

Em 2017 , foi iniciado treinamento de líder coaching com duas nutricionistas da equipe

Esse treinamento possibilitou uma cascata de motivação, tornando os nutricionistas do Vivalle os responsáveis por encantar o coração do Paciente.

Além da clinica, há uma equipe altamente qualificada, motivada, focada em resultados, com foco no paciente e com o apoio da Gerência e Diretoria para desenvolver o seu melhor.

Entre as ações de motivação foram aplicado com os colaboradores diversas ações:

  • Saindo da rotina
  • Jantar especial natal / réveillon
  • Dia do aniversariante do mês

Exemplo de ação, Semana do Médico:

Sobre Natalia Trois Gomes Monteiro de Carvalho

Formada em nutrição no ano de 2002 pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Comportamento Alimentar, Pós-graduada em Nutrição Clinica e em Oncologia Pediátrica, Coach pela Professional Nutrition Coaching. Atualmente sou supervisora de Nutrição e Hotelaria do Hospital Vivalle Rede Dor são Luiz.

Confira o perfil da Natália no LinkedIn.

Sobre Hospital Vivalle Rede Dor São Luiz

fachada vivalle

O Hospital viValle se empenha constantemente em oferecer um serviço de saúde com qualidade, alinhado com as melhores práticas e com a Segurança do Paciente. As certificações hospitalares são “selos” que conferem credibilidade às instituições. São processos voluntários, que partem do próprio Hospital, e são reguladas por entidades nacionais e internacionais.

Em 2013, o Hospital viValle iniciou o processo de Acreditação Internacional Acreditation Canada – Qmentum International. Em 2015, o Hospital recebeu o título de Hospital Acreditado Internacional Diamante.

Isso significa que o Hospital viValle oferece a mesma qualidade e segurança para seus pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais que as melhores instituições de saúde do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s