Parabéns ao Hospital São Camilo !

recpsaocamiloQueremos parabenizar a Rede de Hospitais São Camilo pela conquista da certificação da HIMSS, EMRAM nível 6. No Brasil, apenas sete hospitais possuem esse certificado.

O certificado da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics, o Hospital foi oficialmente inserido no grupo de elite mundial dos hospitais com a certificação Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) stage 6.

A certificação EMRAM é composta por oito estágios (de 0 a 7), vide a próxima figura ilustrativa com os níveis de evolução em Tecnologia da Informação (TI) que um Hospital pode conquistar. estagios

O próximo passo de evolução é a conquista do estágio 7 (estágio máximo de evolução) e assim o selo de hospital digital, dispensando completamente o uso de papel.

Basicamente, um hospital estágio Zero não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente, enquanto uma instituição estágio 7 possui em funcionamento eletrônico completo, em uso por todos os profissionais de saúde e com funcionalidades avançadas que ampliam a capacidade da equipe em oferecer uma melhor qualidade assistencial, segurança do paciente e eficiência operacional.

A Unidade Santana da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conquistou a certificação nível 6. Atualmente, menos de 3% dos hospitais nos Estados Unidos e Europa possuem o nível sete da certificação e cerca de 25% estão no nível seis. No Brasil, não há, até o momento, nenhum hospital com certificado máximo.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Klaiton Simão , explica:

“Uma certificação assim em nossa Instituição atesta o uso efetivo de TI como suporte ao cuidado, com reflexos diretos na qualidade assistencial, na segurança do paciente e na eficiência do processo assistencial”

Esse certificado é resultado de um processo de implantação de recursos e suporte informatizado a todos os profissionais da assistência, fluxos da prescrição médica, enfermagem, farmácia e equipes multidisciplinares, de modo a garantir um processo assistencial mais rastreável, eficaz e seguro ao paciente.

Nós da Voice Technology, nos sentimos parte desta conquista, e já divulgamos neste Blog diversos posts que comprovam os investimentos do São Camilo na direção da melhoria continua de seus processos, com o uso da automação e informatização:

 

Sobre a HIMSS:
HIMSS_landing_Page_small-01-e1428611915618A HIMSS é uma organização global com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação. Fundada em 1961, engloba mais de 52 mil indivíduos, dos quais mais de 2/3 trabalham no ramo profissional da saúde, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de mais de 600 corporações e 250 organizações parceiras sem fins lucrativos, que compartilham esta causa. Com sede em Chicago, serve a comunidade de saúde global de TI com escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A HIMSS trabalha com um vasto número de eventos no mundo inteiro, discutindo assuntos específicos de saúde e tecnologia da informação, como a questão da interoperabilidade na saúde, que permite a padronização e integração de sistemas de saúde.

Sobre a HIMSS Analytics
himss analyticsA HIMSS Analytics é uma subsidiária integral sem fins lucrativos da HIMSS. A empresa coleta e analisa dados de saúde relacionados com os processos de TI para ambientes, produtos, custos e composição do departamento de sistemas da informação, métricas de gerenciamento do departamento de sistemas da informação, as tendências de saúde e as decisões relacionadas com as compras. A HIMSS Analytics fornece dados de alta qualidade e competência analítica para organizações de prestação de serviços de saúde, empresas de TI para a saúde, governos estaduais, empresas financeiras, empresas farmacêuticas e empresas de consultoria.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo:

logo sc

O Hospital São Camilo Pompeia é um hospital geral que oferece atendimento humanizado de urgência, emergência e de alta complexidade. É a Unidade da Rede especializada em Transplantes de Medula Óssea (TMO) autólogo, alogênico e alogênico não-aparentado. Em 2011, a Unidade de TMO foi reformada e teve sua capacidade ampliada. Em 2014, a área de TMO da Unidade Pompeia passou por uma nova obra e ampliou a capacidade de internação em mais de 120%, totalizando 20 leitos. Além de contar com infraestrutura para filtragem de ar e equipamentos que auxiliam no diagnóstico e tratamento da doença, a Unidade possui todos os leitos de transplante reversíveis para UTI, ou seja, caso o paciente precise de cuidados intensivos, seu leito já está preparado para essas necessidades. Esta estrutura coloca em prática o conceito “A UTI vem até você”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, o Hospital São Camilo Pompeia é um dos centros completos do Brasil que realizam todos os tipos de transplante, incluindo doadores não aparentados, isto é, que não fazem parte da família. A Unidade possui ainda um Centro de Diagnóstico e oferece atendimento em todas as especialidades. Como parte do plano de expansão da Rede, foi entregue uma nova torre com 90 novos leitos. Com esta expansão, a Unidade passa a oferecer mais de 370 leitos.

O Hospital São Camilo Santana tem como foco a valorização da vida e oferece atendimento de urgência, emergência e de alta complexidade em especialidades como Oncologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Neurologia. Além da revitalização da fachada, o Pronto-Socorro Adulto teve sua área ampliada em 140% e projeção de planta “inteligente”, para melhorar o fluxo do atendimento, tornando a dinâmica do trabalho mais ágil e segura. O Hospital também investiu em um novo Serviço de Hemodinâmica dedicado à realização de uma série de procedimentos de alta complexidade, como tratamentos de doenças cardiológicas, vasculares e neurológicas e inaugurou um espaço de 545m2 que, além da internação, abriga os setores de PABX, Contas Particulares, Tesouraria e um novo auditório no mezanino, com capacidade para 80 lugares. A Unidade possui um Centro de Oncologia Clínica e um Centro de Infusão de Medicamentos com equipe de profissionais especializada e multidisciplinar, capacitada a atender a todos os tipos de tumores. No início de 2015, o Pronto-Socorro Infantil da Unidade Santana foi totalmente reformado e conta com uma área de mais de 880 m2 com todo conforto e segurança para pacientes e acompanhantes.

O Hospital São Camilo Ipiranga é um hospital geral apto a realizar atendimento humanizado em diversas especialidades, como Oncologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Neurologia. Entre seus diferenciais, está o Serviço de Hemodinâmica, em que é possível oferecer mais de 100 procedimentos de alta complexidade de quatro áreas: Cardiologia Intervencionista como, por exemplo, cateterismo cardíaco com implante de stent e angioplastia coronariana para desobstrução de artéria; Radiologia Vascular Intervencionista; Neurorradiologia Intervencionista e Eletrofisiologia, que tratam aneurisma cerebral e arritmias, entre outros problemas. Inaugurou, em 2014, o Centro de Oncologia, único do bairro, que oferece aos pacientes áreas individuais para quimioterapia com a possibilidade de manter o acompanhamento familiar, leitos de apoio para internação, serviço do Centro de Infusão de Medicamentos e toda a infraestrutura do Hospital.

Fontes:

Uma resposta em “Parabéns ao Hospital São Camilo !

  1. Pingback: As 10 Diretrizes de TI da ANAHP para orientar os hospitais na busca do Hospital Digital. | Voice Technology Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s