Totens de auto atendimento

Totens ganham espaço nos serviços públicos e privados.

Eles servem para ajudar as pessoas a se ajudarem. Estes metálicos e silenciosos auxiliares vêm ganhando não só mais funções e sofisticação, como também mais espaço nos projetos de Cidade Digital e também no auxílio a diversas empresas que querem dar mais opções em seu atedimento.

Os totens, terminais com altura média de 1,70 metro, dotados de tela na parte superior e softwares de interação para que a pessoa vá, sozinho, encontrando o caminho para obter o serviço, a informação ou o resultado que deseja.https://i2.wp.com/jurinews.com.br/wp-content/uploads/2015/08/totens-aeroportos.jpg

Os exemplos de aplicação de totens são muitos e, mais importante  não param de crescer, com novas aplicações surgindo a cada dia. Nós já postamos o exemplo da aplicação da Sky para conciliação usando vídeo chamada onde temos uma solução de vídeo chamadas embarcada em Totens.

A esquerda  temos o Totem a qual a Companhia área TAM também se utiliza de nossa solução de Vídeo Chamadas para atendimentos de conciliações . A Direita temos um exemplo do atendimento sendo realizado no Aeroporto de Guarulhos.

Os Totens  podem ser configurados para  prestar diversos outros serviços, exemplo:

  • a pagamento de impostos,
  • retirada de 2ª via de boletos,
  • divulgação turística,
  • consulta de dados do município,
  • filtro prévio e encaminhamento das pessoas em postos de atendimento,
  • simples divulgação de informação para funcionários de um mesmo lugar (especialmente em estruturas muito grandes, como prefeituras e estados), etc.

Cada vez mais equipados, na maioria das vezes têm tela touch screen [sensível ao toque] e podem possuir atributos como câmera, impressora, leitor de cartão e/ou de código de barras, acesso à internet e outras possibilidades.

Percebe-se, então, que postos de serviços e atendimento públicos se mostram o grande palco para esses terminais brilharem. Em muitos casos de atendimento de concessionárias de serviços públicos, o totem serve como um facilitador grande para triagem: primeiro o cidadão passa pelo terminal, informa qual serviço deseja e muitas vezes já resolve ali mesmo o problema. Se isso não ocorrer, é emitida uma senha e o cidadão é encaminhado para atendimento por pessoas.

O layout e formato dos Totens podem ser bem customizados de acordo com a necessidade de cada cliente, ao lado temos um idéia dos possíveis formatos.

As customizações nos Totens são muita abertas e podemos atender diversos cenários e aplicações.

oAlém do atendimento em serviços públicos, o uso de totens tem encontrado diferentes propósitos que, apesar não dizerem respeito diretamente a projetos de Cidade Digital, indicam o caminho e as possibilidades de emprego desses terminais: além de se encontrarem em lugares um pouco mais óbvios, como rodoviárias e aeroportos (com informações turísticas ou para agilizar atendimento de algumas companhias aéreas), também têm sido vistos em universidades, mercados, instâncias do Poder Judiciário, interior de empresas grandes (para facilitar a comunicação corporativa) e uma diversidade de outros usos.

Fonte:

http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/totens-ganham-espao-nos-servios-pblicos , 5 de Outubro de 2015