Estamos acostumados a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos e a utilizar aplicações em nossos dispositivos. Em ambientes corporativos, e: é comum empresas utilizarem servidores com aplicações que podem ser acessadas por terminais autorizados.
A principal vantagem de ter as aplicações locais é o acesso a elas, mesmo sem acesso à internet ou à rede local, ou seja, seus recursos estão disponíveis off line.
No modelo local, todos os dados ficam condicionados a um equipamento, podendo ser acessados apenas por compartilhamento em rede. Ainda assim, será necessário uma licença de softwares específicos para cada máquina.
Com os avanços tecnológicos permitindo acesso mais amplo e rápido à internet se cria a condição perfeita para a popularização da cloud computing.
Através da cloud computing muitos muitas aplicações, dados, arquivos, espaço de armazenamento e outros recursos não precisam mais ser processados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Todo o conteúdo está disponível na internet, na nuvem.
Tipos e modalidades de serviços Cloud
DaaS
– Database as a Service (DaaS): Banco de Dados como Serviço. Este modelo de negócios oferece serviços de armazenamento e acesso de volumes de dados.
– Infrastructure as a Service (IaaS): Infraestrutura como Serviço. Parecido com o conceito de PaaS, mas fornece a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo acesso aos recursos do sistema operacional;
– Testing as a Service (TaaS): Ambiente de Teste como Serviço. Oferece ambientes de teste para aplicações e sistemas, remotamente, simulando o comportamento destes na execução e economizando na aquisição e manutenção de ambientes variados de testes para as mais diversas aplicações.
PaaS
– Platform as a Service (PaaS):
Plataforma como Serviço.
Uma modalidade mais ampla e adequada para as mais variadas aplicações, incluindo todos os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de dados, escalabilidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante. Esse é o modelo adotado pela Voice Technology para o Voice OnCloud. Ele conta com toda a estrutura necessária para manter programas robustos e confiáveis para qualquer tipo ou tamanho de negócio.
A nós fornecedores das aplicações cabe as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada, só assinar e usar.
Dentre as aplicações Cloud mais populares da Voice Technology estão URA na Nuvem e Voice Banner, ambos com sistema de assinatura e com toda a manutenção e processamento por nossa causa. Clique e conheça!
Pingback: Nuvem em favor do seu callcenter? | Voice Technology Blog