Palestra de Alexandra Reis Melo da AACD no I Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata

Esta palestra foi no I Simpósio de Hotelaria Hospitalar de Zona da Mata que aconteceu n auditório do Hospital Monte Sinai (Juiz de Fora-MG).

dscn4567

 A palestra de Alexandra Reis (Gestora Operacional da AACD) teve o tema:

“Ferramentas Operacionais para Gerenciamento de leito Hospitalar”

Mylaidy Spindola que conduziu todo o Simpósio, ao fazer a apresentação da palestrante, fez um relato pessoal emocionante onde destacou que Alexandra foi uma de suas principais inspirações para seguir em sua carreira de Hotelaria Hospitalar.

Logo no início da palestra, Alexandra declarou que estava muito feliz em poder inspirar pessoas e que era uma alegria imensa saber que palestras dela de 2012 e 2013 tinham impactado positivamente a carreira de outras pessoas e que isso era um dos propósitos de sua carreira.

Alexandra iniciou sua palestra indicando a todos que utilizem o que está a sua mão, mas não deixem de fazer a Gestão. Iniciem controles e indicadores com o que tiverem a disposição e depois batalhem para melhorar e automatizar estes.

Alexandra alertou que antes de entrar em detalhes sobre a aplicação de ferramentas tecnológicas, era importante uma reflexão de o porque fazer. Identificar o seu propósito e baseado nisso se motivar. Alexandra exemplificou que ao entrar todos os dias na AACD com a seguinte frase:

Você entra na AACD você muda ! Se você tem algum problema este fica atrás da porta, ele desaparece.

Alexandra Reis

Na sequencia mostrou um vídeo institucional da AACD que envolveu a todos e explicou que aquele era seu propósito. Na sequencia falou que este propósito a move a ajudar a atender todos os pacientes e lembra que “lá fora” existem muitos outros precisando de atendimento e que ela tem a obrigação de a cada dia ser mais eficiente para proporcionar mais atendimentos e por isso a importância de aplicar tecnologias para a melhoria de desempenho de sua instituição.

Na sequencia fez um breve explanação de como a situação macro da saúde no Brasil afeta a gestão de leitos, e depois citou um artigo científico que apontou que o primeiro motivo que move o paciente a um Hospital é o médico e o segundo motivo é a Hotelaria. Segundo Alexandra isso é incrível, e explica que esse resultado é devido ao fato que Hotelaria no Hospital significa para o paciente: Conforto, atendimento, acolhimento, pessoas, ambiente agradável, esperar o menor tempo possível para ter acesso ao leito.

Seguiu com uma explicação sobre qual a importância da Gestão de leitos:

  • Aumentar receitas,
  • Aumentar satisfação do cliente,
  • Posicionamento de mercado,
  • Assegurar o acesso ao tratamento,
  • Melhorar eficiência,
  • Garantir as metas do SUS,
  • Negociar melhor com as operadoras,

Na sequencia Alexandra falou bastante sobre os processos e a importância dos indicadores, explicou que o Gestor tem que ter todos os dados em mãos, pois muitas vezes apenas um desvio, se você não tiver todos os dados em mãos, pode destruir todo o trabalho realizado. Ainda alertou a todos que se for em reuniões, sempre fiquem preparados com dados que você tem de sua operação. Assim você não é pego de surpresa e estará sempre preparado .

Ilustrou que sua primeira ação diária é a visualização dos indicadores . Assim consegue ajustar e priorizar as ações do dia.Tem que saber a programação de internações, cirurgias e disponibilidade de leitos. Não seja pego de surpresa ! Utilize estes dados em seu planejamento.

Citou também que a gestão tem que ser que nem uma Torre de aeroporto. Que tem todos os dados dos voos, rotas etc. Você tem que saber sobre seus leitos assim como o controlador de voô sabe sobre os aviões em movimento.

O uso de uma televisão de 42 polegadas e a tela do sistema com a situação dos leitos on line é importantíssimo.

Na sequencia falou bastante das ações que um gestor de Hotelaria tem que fazer antes de implantar a tecnologia. Sobre aonde implantar tecnologia destacou: Gestão de leitos, Checklist, Mensageria, Transportes Hospitalar etc.

fullsizerender1

Fez um depoimento pessoal sobre tecnologia onde ficou sem celular e não conseguia chamar transporte (taxi ou Uber) e que o esforço para conseguir um taxi sem a ferramenta tecnologia foi extraordinariamente maior . Então explanou um pouco sobre Esforço versus resultados .

Até é possível fazer a Gestão de leitos sem a tecnologia, porém o esforço necessário para conseguir é imensamente maior e claro, muito mais custoso.

img_4735

Na tela ao lado Alexandra detalha todos os indicadores automáticos os quais são possíveis retirar das ferramentas tecnológicas e na próxima imagem temos a ferramenta a qual ela chamou de “menina dos olhos” .

Segundo Alexandra, nosso sistema de gerenciamento de leitos é como se fosse um “Big Brother” pois você consegue acompanhar o andamento de todas as atividades on line,

gestaoleitos.png

coloca alarmes em seus subtempos e consegui agir e tomar decisões apenas no desvio.

 

 

 

 

Mais sobre o Simpósio:

Temos uma Galeria de fotos de todo evento, clique aqui e veja.

Jantar aos palestrantes e patrocinadores do evento.

E postaremos as palestras com maior destaque

4 respostas em “Palestra de Alexandra Reis Melo da AACD no I Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata

  1. Pingback: Programação do VI Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana | Voice Technology Blog

  2. Pingback: Gestão de leitos – Unimed Petrópolis | Voice Technology Blog

  3. Pingback: Como foi o VI Encontro de Hotelaria Hospitalar RS | Voice Technology Blog

  4. Pingback: Jornada de Hotelaria Hospitalar 2018 – Into | Voice Technology Blog

Deixe um comentário