Confirmação de Consultas e Exames

Mais eficiência e produtividade para instituições e negócios na área de saúde.

Com a crescente demanda por serviços de saúde e a agenda dos médicos cada vez mais sobrecarregada, as clínicas e hospitais em geral tem optado por confirmar junto ao paciente o seu dia e horário de consulta, com antecedência. Este procedimento evita que o paciente esqueça da consulta, além de permitir que no caso de desistência o horário seja remanejado para outro paciente.

Quando executado manualmente, este processo onera a operação, já que exige a dedicação de um profissional para esta atividade. Além disto, a quantidade de profissionais envolvidos na confirmação da consulta cresce à medida em que a quantidade de médicos aumenta, já que um grande número de consultas requer mais funcionários ligando para confirmar, sob o risco de não conseguirem ligar para todos os pacientes.

A seguir temos a gravação de um exemplo de automação de Confirmação de consulta via nossos VoiceBanner:

O sistema funciona de forma simples: Trata-se de uma solução sob medida que interage com o sistema de gestão administrativa do hospital e monitora as consultas que precisam ser confirmadas, ligando para os pacientes e perguntando se o paciente estará presente na data e hora marcadas. A resposta do paciente é repassada automaticamente para o sistema de gestão, que administra a agenda de consultas de cada médico.

Alguns hospitais chegam apresentar um indice de 55% de absenteísmo (falta na consulta ou exame agendado). Segue alguns depoimentos que confirmam o ganho que proporcionamos:

Segundo Ruth Alves (Hospital São Camilo):

Tivemos uma redução no absenteísmo em consultas de uma média de 40% mensais, para 20%, e até excepcionais 15% agora em Novembro, com VoiceBanner.”

 Segundo Karina Montalbo Clínica LottenEyes:

“O ramo médico (consultório, exame laboratorial, fisioterapeuta, dentista, etc.) vive de atendimentos e um dos principais motivos na “quebra” do faturamento é a falta do paciente (ele agenda, mas não comparece). Na Lotten Eyes não era diferente: muitos pacientes agendavam e não compareciam. O índice de “quebra” chegou a 40%. Atualmente conseguimos reduzir este índice para 14% através do envio de um lembrete e confirmação da consulta através de SMS e URA (chamada telefônica automatizada). Recebemos vários elogios dos clientes que receberam a confirmação por URA, por ser algo diferente e inovador. Nós da Lotten Eyes estamos satisfeitos pois não precisamos investir em equipamentos, os serviços prestados são de excelente qualidade e estabilidade.”

 

Segue alguns artigos que já escrevemos aqui no Blog: